Olá a todos...esta semana a aluna da Especialização em Endodontia, Roberta Coelho, concluiu um caso interessante em nossa clínica.
Trata-se de uma paciente jovem, aproximadamente 13 anos, que sofreu trauma há alguns anos e na época os elementos em questão, dentes 21 e 11, foram tratados endodonticamente. Porém após alguns anos a paciente nos procurou relatando todo esse histórico e queixando-se de sintomatologia persistente (percussão vertical) no dente 21. Após exame clínico e radiográfico observou-se uma imagem que sugeria uma possível reabsorção no terço médio/apical deste dente(FIG1).
Dessa maneira, optou-se por uma reintervenção com o intuito de se realizar um tampão apical de MTA e reobturação do elemento, e possível manutenção do dente. Dificuldades foram encontradas no momento do retratamento, pois durante a remoção do material obturador as limas tinham a tendência em sair ao periodonto pela reabsorção, o que provocava um sangramento excessivo. Após o uso de microscopia operatória e ultra-som, a rota original foi reencontrada e o restante do material foi removido dentro das possibilidades(FIG.2 e 3).
Duas sessões foram empregadas para a intervenção neste dente, aonde entre elas a medicação intracanal de Ca(OH)2 foi utilizada. Após a realização do tampão de MTA (compreendendo aproximadamente 3mm) a guta-percha associada ao cimento AH-Plus foi termoplastificada selando o remanescente do canal radicular.O dente foi devidamente selado e uma proservação daqui 3 meses será realizada(FIG.4 e 5).
Ae chuchu!!!Não tinha visto o Rx final, viu como ficou legal??Bjos
ResponderExcluirParabéns pelo caso, acompanhei o mesmo e vi toda a dificuldade. O resultado final mostra toda sua dedicação!!!!
ResponderExcluirBjs
Davini
Olá Roberta e pessoal da Especialização...como dito pelo Davini, um belo caso! Gostaria somente de saber se no momento da remoção do material obturador, as Protaper's "D" foram empregadas...um abraço e obrigado por contribuir com nosso blog!
ResponderExcluirOlá Roberta e amigos da especialização,
ResponderExcluirTb. acompanhei o caso, e constatei o esforço para sua resolução, onde a Roberta aprimorou o uso do microscópio e enxergou uma "única imagem"... Tb. usou MTA através do aplicador cbueno... ao final, selou o elemento dental com resina composta. Muito bom!!!! Parabéns, vamos fazer o controle clínico-radiográfico. Abs., Carlos Bueno
Finalmente após a troca do espelho foi possivel a visualização de apenas 1 imagem né Rô, e não "2 bolas"!!!rs
ResponderExcluirGostaria primeiramente de agradecer a toda Equipe, por todo o conhecimento técnico e cientifico que venho adquirindo ao longo do curso.
ResponderExcluirEm especial, gostaria de agradecer aos Prof´s. Carlos Bueno, Felipe Davini e Carlos Fontana, que tiveram a oportunidade de acompanhar e contribuir de maneira muito positiva com o caso.
Sobre o uso das Protaper´s D, após a rota original do canal ter sido reecontrada, elas foram utilizadas juntamente com limas manuais e auxilio de microscopia operatória, tudo na tentativa de remover o restante do material obturador, o que foi conseguido dentro das possibilidades, devido as dificuldades já acima relatadas.
Vamos acompanhar o andamento do caso.
Abraços e obrigada mais uma vez!
Roberta Coelho Gato
Parabéns Roberta!
ResponderExcluirCaso muito bem conduzido por vc e por toda a equipe!
Marco Tulio
Parabéns amiga!Também acompanhei o desfecho do caso e achei que o resultado final foi ótimo!
ResponderExcluir