O elemento está assintomático porém com problemas estéticos e necessitando trocar a restauração em resina.
Problema: o elemento 21 mesmo que "tratado endodônticamente" necessita de um retratamento, porém é observada essa grande reabsorção radicular horizontal (possivelmente fruto de um trauma - Obs: paciente não lembra), além de uma imagem radiolúcida sugerindo uma alteração periapical . O que seria mais viável nesse caso: um retratamento obturando posteriormente com MTA? cirurgia paraendodôntica? e se for necessário um retentor intraraduicular? ou condenamos o dente e indicamos para nossos queridos colegas implantodontistas?
Adriana de Castro Almeida
Aluna de Especialização em Endodontia - São Leopoldo Mandic
Olá Adriana,
ResponderExcluirNa minha opnião você deveria colocar as condições de um tratamento com prognóstico duvidoso para o paciente. Caso ela aceite, seria interessante retratar o canal e fazer um tampão apical com MTA e deixar o espaço para o pino( que vai depender do remanescente, pode ser fibra se a coroa estiver com mais de duas paredes integras ou metálico), visto que provavelmente esta será a última oportunidade de salvar este dente.
Na verdade dependemos de um pouco de sorte também(rsrsrs).
Boa sorte e joga duro.
Abraço.
Realmente um caso dificil...como o amigo Gustavo mesmo descreve, acredito que um planejamento com um protesista ou mesmo pq não dizer um implantodontista seria a melhor saída para esse caso...pq não adiantaria de nada um "retratamento" utilizando o MTA como obturação e não termos saída quanto a utilizar um pino estético ou mesmo núcleo fundido pelo comprimento remanescente dessa raíz...o paciente deve estar ciente de tudo isto...
ResponderExcluirabraço