terça-feira, 10 de março de 2009
Técnicas de Obturação!
Olá pessoal... falamos a respeito de cimentos endodônticos em uma postagem anterior, mas e a técnica de obturação? Qual(is) vcs utilizam no dia-a-dia do consultório e por quê?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu utilizo somente as técnicas termoplastificadas de obturação, ondas contínuas de condensação com touch´n heat (downpack phase) e EP (back filling phase), e também a técnica hibrida de Tagger, com os compactadores de MacSpadden. A literatura mostra a superioridade das técnicas termoplastificadas em realção a condensação lateral (formação de massa homogênea, obturação de maior número de canais laterais, etc.), além de promover uma obturação tridimensional e hermética de todo o sistema de canais radiculares.
ResponderExcluirAbs.
Davini
Concordo plenamente com o meu caro amigo Davini...mas levando em consideração esse ponto, por que os trabalhos então, quando avaliam diferentes técnicas acabam por utilizar a condensação lateral como parâmetro? Será que ela é tão inferior assim?
ResponderExcluirabraço
Fontana
Prezados colegas,
ResponderExcluirEu utilizo a técnica da Onda Contínua de Condensação (Buchana, 1994) ou a técnica Híbrida de Tagger. Porém. existem casos onde a Condensação Lateral apresenta resultados interessantes. Eu acredito que cada caso deve ser estudado e o c.d deve escolher a técnica de obturação apropriada.
Rodrigo S Cunha
Utilizo as técnicas de termoplastificação da guta percha, mais precisamente a técnica da onda contínua, téc. híbrida de Tagger e a clássica de Schilder. A escolha é baseada nas condições clínicas e anatômicas dos canais radiculares.
ResponderExcluirMarcel Caetano
Ola pessoal, voces poderiam me ajudar?
ResponderExcluirQuais são os tipos de tecnicas de obturação que existe?
Obrigada!