Paciente de 58 anos, sexo feminino, apresentando dor no dente 46.
Radiografia periapical, bem como panorâmica foi realizada para se elucidar a questão envolvendo a lesão na região de raiz distal do referido dente.
A lesão é de origem endodôntica?
Grato,
Marco Tulio Orefice
Radiografia periapical, bem como panorâmica foi realizada para se elucidar a questão envolvendo a lesão na região de raiz distal do referido dente.
A lesão é de origem endodôntica?
Grato,
Marco Tulio Orefice
aluno do curso de especialização em Endodontia São Leopoldo Mandic
Grande Marco!!!!
ResponderExcluirEu acredito que a RL seja de origem endodôntica,porém acredito que seria interessante vc pedir uma tomografia dessa região!!! As imagens irão esclarecer sua dúvida
Abraço,
Rodrigo Sanches Cunha
Caro Rodrigo
ResponderExcluirA paciente já está com o pedido da tomografia e, depois da endo realizada, vou colocar aqui o caso final.
Abraço
Marco
Marco, me parece, pela imagem enviada, não haver dúvida em relação à origem endoddôntica da lesão. Como comentou o Rodrigo um exame de tomografia pode dar maiores esclarecimentos em relação ao tipo de lesão.
ResponderExcluirGrande abraço,
Alexandre Sigrist.
Isto se chama osteíte condensante.
ResponderExcluirAbraços,
Marcel Caetano
Estou de acordo com o Marcel Caetano. Osteite condensante.
ResponderExcluirOlá Marco,
ResponderExcluirTambém concordo com a imagem sugestiva de osteíte condensante e reabsorção apical da raiz distal. Provavelmente, um dente com grande carga mastigatória. No entanto, você faz referência a dor no 46. O dente 45 não apresentava dor? Você deve ter feito o diagnóstico diferencial. Gostaria do seu comentário. Grande abraço ao meu amigo do curso de GRADUAÇÃO, Carlos Bueno
Olá, Carlos Bueno!
ResponderExcluirGrande amigo da Graduação e Mestre da Especialização, a dor realmente era localizada no dente 46 e,a grande cárie envolvendo o dente 45 foi um "mero" achado radiográfico, já que havia cárie sob a restaurção e o dente ainda estava assintomático.
Assim que o tratamanto endodôntico do dente 46 estiver pronto, coloco aqui no blog
Grande abraço,
Marco
gOSTARIA DE SABER : QUAL O TRATAMENTO PARA OSTEITE CONDENSANTE? ALGUEM PODE ME AJUDAR.
ResponderExcluiranonimo
ResponderExcluirno caso citado acima devemos nos preocupar com o taratamento endodontico, a osteite condensante seria uma condensação maior do osso mandibular deixando o mais compacto sendo relevante no caso de necessidade cirurgica do elemento relacionado
Estou com um caso parecido, mas o paciente apresenta dor, o dente apresenta perfuração na região de furca e já está marcada a exodontia com inserção de implante imediato (se possível). Gostaria de saber se há alguma contra-indicação para inserção de implante em região de osteíte condensante? Outra pergunta, é necessária biópsia de fragmento de osso ou tecido envolvido na lesão?
ResponderExcluirÉ possível fazer implante imediato na área com osteíte condesante?
ResponderExcluir