Parabéns Andressa....este é um daqueles casos que prova a importância da utilização da Magnificação Visual proporcionada pela Microscopia! Um grande abraço e sucesso!
Realmente, seu caso está ótimo. Parabéns pela documentação e resultado obtido. DEZ !!!!! Esperamos aprimorar os dados referentes à localização de canais em molares superiores com sua dissertação de mestrado. Uma pergunta: será que com uma radiografia disto-radial, você não conseguiria dissociar melhor os canais da raiz mésio-vestibular? Grande abraço, Carlos Bueno
Que caso lindo!!! Como bem colocou o Fontana, com microscópio coisas como essa acontecem,mas com certeza associado a um acesso cirúrgico bem realizado e com critério refinado na exploração da câmara pulpar. Parabéns mesmo, me orgulho muito de você. Bjs Gustavo Almeida
Muito obrigada pelo reconhecimento de um trabalho que exige um aprendizado constante! Sashi Nallapati finaliza um artigo sobre anatomia complexa do canal radicular onde ele afirma que... "Nenhum aspécto endodôntico clínico é mais importante em encontrar anatomia complexa do sistema de canais radiculares do que a atitude e o desejo do dentista." Essa frase guardo para sempre!!!!
Mais uma vez, obrigada pelo incentivo!!! Sua orientação na minha dissertação está sendo fundamental para o desenvolvimento do upgrade da técnica em localizar canais!!! Respondendo sua pergunta: Sim.A dissociação radiográfica é imprescindível para o auxílio do diagnóstico e tratamento endodôntico e foi desenvolvida para compensar a imagem bidimensional que o Rx nos proporciona.
Santa Andressa !!! Parabéns, o caso ficou muito bonito, digna de uma mestre em microscopia!!!!! Tenho uma dúvida: Vc conseguiu instrumentar os 3 canais? O MV2 e MV3 não se uniram? Será que poderia ser um istmo entre os dois? Um bj Rodrigo S Cunha
Rodrigo Tudo bem? Boa pergunta!!! Consegui instrumentar o MV1 e MV2 e somente localizar o MV3.Hoje pela manhã,acabei de concluir o tratamento do dente 15 da mesma paciente e dissociei bem a radiografia.Minha surpresa foi que tinha um ístimo enorme entre os 3 canais.Consegui uma obturação 3D, onde houve uma união dos canais MV1,MV2 e MV3! Envio o rx para vcs na próxima semana!
Parabéns Andressa....este é um daqueles casos que prova a importância da utilização da Magnificação Visual proporcionada pela Microscopia! Um grande abraço e sucesso!
ResponderExcluirOlá Andressa,
ResponderExcluirRealmente, seu caso está ótimo. Parabéns pela documentação e resultado obtido. DEZ !!!!! Esperamos aprimorar os dados referentes à localização de canais em molares superiores com sua dissertação de mestrado. Uma pergunta: será que com uma radiografia disto-radial, você não conseguiria dissociar melhor os canais da raiz mésio-vestibular? Grande abraço, Carlos Bueno
Andressa parabéns lindo caso e linda documentação!!!!
ResponderExcluirAbs
Davini
OI Dessa,
ResponderExcluirQue caso lindo!!! Como bem colocou o Fontana, com microscópio coisas como essa acontecem,mas com certeza associado a um acesso cirúrgico bem realizado e com critério refinado na exploração da câmara pulpar.
Parabéns mesmo, me orgulho muito de você.
Bjs
Gustavo Almeida
Fontana,Davini, Bueno e Gu,
ResponderExcluirMuito obrigada pelo reconhecimento de um trabalho que exige um aprendizado constante!
Sashi Nallapati finaliza um artigo sobre anatomia complexa do canal radicular onde ele afirma que... "Nenhum aspécto endodôntico clínico é mais importante em encontrar anatomia complexa do sistema de canais radiculares do que a atitude e o desejo do dentista." Essa frase guardo para sempre!!!!
jbjbjjbj para todos vocês!!!
Andressa Pais
Bueno,
ResponderExcluirMais uma vez, obrigada pelo incentivo!!!
Sua orientação na minha dissertação está sendo fundamental para o desenvolvimento do upgrade da técnica em localizar canais!!!
Respondendo sua pergunta: Sim.A dissociação radiográfica é imprescindível para o auxílio do diagnóstico e tratamento endodôntico e foi desenvolvida para compensar a imagem bidimensional que o Rx nos proporciona.
Grande abraço!
Andressa Pais.
Santa Andressa !!!
ResponderExcluirParabéns, o caso ficou muito bonito, digna de uma mestre em microscopia!!!!!
Tenho uma dúvida: Vc conseguiu instrumentar os 3 canais? O MV2 e MV3 não se uniram? Será que poderia ser um istmo entre os dois?
Um bj
Rodrigo S Cunha
Rodrigo Tudo bem?
ResponderExcluirBoa pergunta!!!
Consegui instrumentar o MV1 e MV2 e somente localizar o MV3.Hoje pela manhã,acabei de concluir o tratamento do dente 15 da mesma paciente e dissociei bem a radiografia.Minha surpresa foi que tinha um ístimo enorme entre os 3 canais.Consegui uma obturação 3D, onde houve uma união dos canais MV1,MV2 e MV3!
Envio o rx para vcs na próxima semana!
bjjjbjb,
Andressa Pais.