Olá caros colegas, recebi o e mail de voces e fiquei feliz em saber que posso contar com a equipe.
Sou clinica geral, estou fazendo uma endo do 26; na raiz mesio vestibilar limei muito aquém do ápice (limei até a 35). Quero descer, mas agora não consigo, as limas não descem, comecei com a 10. Como proceder?
Obrigada, Claudia
Prezada Claudia!!!
ResponderExcluirSeja bem vinda!!
Bom, imagino que se vc instrumentou até uma lima #35 aquém do forame vc deve ter criado um degrau, motivo pelo qual vc não consegue mais atingir o comprimento real de trabalho. Eu te sugiro utilizar uma lima fina #10 ou #15 pré curvar a ponta do instrumento e tentar retomar a a curvatura. Com movimento de cateterismo vc deve aos pouco retomar a rota do canal e assim concluir seu tratamento.
Um abraço
Rodrigo S Cunha
Olá Cláudia...tudo bem? de acordo em número e grau com o Rodrigo...lembrando que vc deve sempre estar irrigando esse canal entre as limas a serem utilizadas para facilitar a retomada da rota original, o q realmente não é muito fácil. Cautela se for utilizar o EDTA para não causar uma iatrogenia!
ResponderExcluirum abraço e nos mantenha informado no decorrer do caso ok??
Fontana
Olá Cláudia, obrigado pelo contato...As respostas dos professores foram muito oportunas... só acrescentaria que existem limas #10 do tipo C+ (Dentsply-maillefer) ou C pilot (VDW) que são mais resistentes em sua parte final e interessantes no caso como relatado. Como possuem ponta ativa, deve-se tomar cuidado, por outro lado, com desvios. Grande abraço, Carlos Bueno
ResponderExcluirOlá Cláudia, essas dificuldade acontecem,procure seguir as orientações dadas pelos professores.Há um lubrificante que pode te ajudar (ENDO PTC) associado ao hipoclorito.
ResponderExcluirabraço
Gustavo Almeida