Olá pessoal da EEC, estou enviando este caso, paciente encaminhado para avaliação, pois o colega realizou retratamento e não houve alteração da lesão. Paciente apresentava drenagem por vestibular do 12. Optou-se por realização de cirurgia paraendôntica, que foi realizada em maio de 2005, acompanho esta paciente por quatro anos e esta última radiografia foi realizada em junho deste ano.
Abraços a todos.
Miguel Mir
Conchas-SP
Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Miguel, tudo bem?
ResponderExcluirObrigado pela participação no blog e parabéns pelo caso. Ocorreu formação óssea, há pleno indicativo radiográfico de sucesso.Fiquei em dúvida sobre o procedimento: o que foi realizado na cirurgia? somente curetagem? Grande abraço, Carlos Bueno
Olá Professor, somente curetagem e o "melhor" dos medicamentos, sangue.
ResponderExcluirAbraços
Miguel Mir
Olá Miguel, parabens pelo caso...radiograficamente sucesso comprovado. Observa-se a presença de uma imagem circular próxima ao ápice...acredito tratar-se de uma "cicatriz", porém não ficaria preocupado com ela...só uma pergunta, complementando o questionamento do Carlos Bueno, não foi feito apicectomia com retropreparo/retrobturação?
ResponderExcluirabraço
e obrigado pela sua contribuição com o BLOG
Obrigado Fontana, este caso eu fiz em 2005, ou seja antes de fazer o curso avançado na SLMANDIC com vocês. As minhas bases de aprendizado, foram endo na UNICAMP em 92 e cirurgia na APCD em 98, então naquele momento eu somente fiz curetagem apical e um alizamento na raiz do 12 com curetas de perio. Meu prognóstico para a paciente foi muito reservado e com poucas chances de sucesso, mas emfim deu tudo certo, nos dias de hoje eu com certeza faria retrobturação com MTA, em relação aquela imagem eu acredito em cicatriz sim, pois eu a observo e ela se mantém no mesmo local e com o mesmo tamanho desde início. A propósito, quando eu fiz o curso em 2007 na SLMandic, eu deixei minhas radiografias deste caso, com o Professor Alexandre Sigrits, pois ele ficou de documentá-las, aproveite e pergunte para ele se já encontrou, pois da última vez que conversei, ele ainda não havia localizado. Abraços.
ResponderExcluirMiguel Mir
Conchas-SP